sexta-feira, julho 20, 2007

A vida como ela não deveria ser

A empresa onde trabalho está fazendo um trabalho interno de melhoria no processo de desenvolvimento de software. Por conta disso, na segunda e terça eu e alguns colegas participamos de um Workshop com um palestrante muito bom de São Paulo. Aquelas pessoas que a gente não cansa de ouvir, que trazem uma bela bagagem de experiência.
Eu estava no meio de uma mega crise de rinite e como não posso me medicar, na quarta cai na cama e só voltei a trabalhar hoje.
Quando cheguei no trabalho li um email do organizador do workshop que me abalou mais ainda e me fez postar aqui sobre algo que não pretendia falar... o desastre com o avião da TAM.
O email nos comunicava, tristemente, que o palestrante era um dos passageiros do voo 3054. Imediatamente após ler o breve email me veio a mente, e não saiu até agora, a foto dos seus três filhos, que ele nos mostrou com muita alegria enfeitando o seu notebook de trabalho. Era um menino de 12, outro menino de 1 ano e 11 meses e uma menininha de 3 meses.
Nos intervalos do workshop ficávamos eu, ele e mais uma colega que é mamãe nova também, conversando sobre crianças, suas gracinhas e tal. Ele comentou como essa estava sendo uma fase ótima, apesar de trabalhosa, em como ele e a esposa se dividiam nos cuidados, já que ambos trabalhavam.
Passei o dia com o coração ainda mais apertado, pensando nessa família, nesses filhos que tão cedo tiveram seu pai "roubado", nessa esposa que do dia para noite ficou tão só e agora é pai e mãe de seus três filhos... E assim como eles, quantas outras famílias perderam o rumo em questão de minutos, segundos.
Mas também porque vivemos em um país que...
... não leva nada do que deve ser levado a sério a sério
... banaliza vidas
... rouba muito do nossa dinheiro e com isso rouba muitas vidas
... é reativo e não pró-ativo!!!
A culpa ou a causa ou o motivo foram muitos, mas em especial das:
- forças políticas que se preocupam muito mais com o que esses desastres vão gerar de bom ou ruim na próxima eleição; e
- empresas que minimizam, enxugam, cortam, espremem ao máximo os custos porque o lucro é o mais importante.
A verdade nua e crua é que nossas vidas estão sempre por um fio, nunca saberemos o que nos espera no próximo segundo. Só nos cabe viver bem o hoje e tentar plantar boas sementes, para que o amanhã seja infinitamente melhor.
E espero, do fundo do meu coração, que todas as pessoas do bem que existem hoje neste país consigam plantar uma semente tão boa e tão forte que, em algum dia, esse nosso lindo país seja motivo do orgulho de cada brasileiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, Silvia, que tristeza isso. A gente fica abalada não conhecendo as pessoas, imagine tendo contato com elas, conhecendo um pouquinho das vidas. E também, imagine as famílias. É duro. É punk. É triste. É desolador! E também é muito ruim saber que poderia ser qualquer um de nós. Bastava estar lá. Enfim... tudo que você escreveu é a mais pura verdade. Assino embaixo.
E você, está bem? E o baby? Bjs.

Anônimo disse...

Que lindo seu cantinho! Adorei! Vou voltar mais vezes, pode ter certeza.
Parabéns pela gatinha!
Bjs